Nascer do sol

Nascer do sol
Não basta admirar e exaltar a grandeza da natureza. É preciso cuidar para que ela permaneça bela e possa ser também apreciada pelas gerações futuras.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

POR QUE DIA DA MENTIRA?

Como toda pergunta sem resposta intriga, decidi fazer uma pesquisa em diversos sites da internet, tentando encontrar algo que esclarecesse o porquê dessa brincadeira.

Entre muitas respostas, encontramos as seguintes:

Conta-se que surgiu na França, onde desde o Século XVI, o ano novo era comemorado no dia 25 de Março, com a chegada da primavera e tais festejos que duravam uma semana, terminavam no dia 1º de abril. Em 1564, com a adoção do calendário gregoriano, o rei determinou que o ano novo fosse comemorado no dia 1º de janeiro, o que não agradou a alguns súditos que insistiram em continuar seus festejos em 1º de abril e por essa razão eram ridicularizados e chamados de bobos por gozadores, que chegavam a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Brincadeiras que ficaram conhecidas como plaisanteries. (carta que se mandava por um portador destinada a outra pessoa, na qual se lia o seguinte: "Hoje é primeiro de abril. Mande este burro pra onde ele quiser ir").


Numa versão light, certos povos não chamam de Dia da Mentira e sim de Dia do Bobo, ou tolo. Na Inglaterra é chamado de Noodle Day (pateta). Na França, de poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool e na Itália é pesce d’aprile.


No Brasil, tudo começou em Pernambuco*, onde o periódico A Mentira circulou pela primeira vez, em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de D.Pedro. –Era mentira! O Imperador tirou de letra: soube, filosofou sobre a morte e jantou em Petrópolis, com a família, tranquilamente. E a última notícia publicada, em 14 de setembro de 1849, convocava todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, num local fictício.


Vejamos alguns primeiros de abril pregados pela imprensa mundial, conforme relata a revista ISTO É, de São Paulo, nº11 1488, edição de 8 de abril de 1998:


1) "A África do Sul comprou Moçambique por US$ 10 bilhões. 0 anúncio do negócio fora feito na Organização das Nações Unidas pelo presidente sul-africano Nelson Mandela. Deu no jornal Star, de Johannesburgo;


2) A Rádio Medi, de Tânger, no Marrocos, noticiou que o Brasil não iria participar da Copa do Mundo porque o dinheiro da seleção seria usado na luta contra o incêndio em Roraima;


3) A minúscula república russa Djortostão declarou guerra ao Vaticano. Motivo: arrebatar o título de menor Estado da Europa. Para tanto, ele teria doado seis metros quadrados de seu território a uma república vizinha. Isso tudo de acordo com o jornal Moscou Times.


4) Diego Maradona, ex-capitão da seleção argentina de futebol, é o novo técnico da seleção do Vietnã. Deu nos principais jornais vietnamitas;


5) Ao deixar o Senegal, o presidente americano Bill Clinton seria acompanhado de uma comitiva formada pelos primeiros 50 senegaleses que fossem à embaixada para pedir visto de entrada nos EUA. Assim informou o jornal Le Soleil, do Senegal. “Centenas de senegaleses acreditaram na mentira e correram para a embaixada americana."


MENTIR NÃO É CORRETO EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA!

Pesquisa Google
* Em todas as pesquisas encontrei como Pernambuco, exceto na Wikipédia onde consta Minas Gerais.

Fátima Almeida
1º de Abril de 2011