Nascer do sol

Nascer do sol
Não basta admirar e exaltar a grandeza da natureza. É preciso cuidar para que ela permaneça bela e possa ser também apreciada pelas gerações futuras.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Sobre o Halloween!

Antes que alguém resolva ter um ataque de patriotismo e conteste o meu Halloween, quero fazer uma breve "comparação" entre ele e o Folclore Brasileiro.

O Folclore Brasileiro é comemorado no dia 22 de agosto.

Folclore: s.m. conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo ou grupo populacional, por meio da tradição oral; populário.

Alguns mitos  folclóricos do Brasil:
Boitatá, Boto, Curupira, Lobisomem, Mãe-d’agua, Corpo-seco, Pisadeira, Mula-sem-cabeça, Mãe-de-ouro, Saci-Pererê.

Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem.” (uma questão de concorrência).


Halloween – Inicialmente referia-se ao termo escocês “Hallo-Hellu” (véspera do Dia de Todos os Santos) e a noite das bruxas na cultura de países de língua inglesa e originou-se das celebrações dos antigos povos Celtas. Teve vários nomes: Samhaim (fim de verão), La Samon e Festa do Sol. Mas o que ficou foi o escocês Hallowe’en.

“Marca o fim oficial do verão e o início do Ano-Novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início de armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam em todas as leis de espaço e tempo, que permitia que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras das suas casas para que elas se tornassem frias e desagradáveis. Usavam fantasias e faziam muito barulho a fim de assustar os possuidores de corpos.” (Google)

Como vêem, nada têm em comum e não vejo porque, num país democrático, em plena era da globalização, não se possa comemorar ou fazer alusões ao Halloween ou qualquer outra festa de origem estrangeira. Não vejo como isso desmerece a cultura brasileira. Portanto, antes de criticar, por favor, leia.

Fátima Almeida













Um comentário:

  1. Bela sua maneira de historizar Fátima, por alguns anos participei desta festa pelo CCAA e acho também que devemos comemorar independente de nossa cultura, afinal o que importa é a alegria e confraternização.
    Um bom e lindo fim de semana com paz e alegria.
    Meu abraço carinho amiga.
    Beijo de paz.

    ResponderExcluir

Olá!! que bom você veio me visitar!!!
Deixe sua marquinha aqui!
obrigada!!!!! e volte sempre!!!!!